• Categoria do post:Maternidade

Você que é ou vai ser mãe já deve ter ouvido falar sobre a importância da amamentação, não é mesmo?   E se você quer saber quais são eles, confira o post até o final. Entre tantos benefícios da amamentação para o bebê, destaca-se o fato de o leite materno ser o alimento certo para ele consumir nos primeiros seis meses de vida.

Isso porque ele possui a composição nutricional ideal e suficiente para fornecer tudo o que o pequeno necessita, sem que você precise dar a ele nem mesmo água.

Além de carboidratos, boas gorduras e proteínas, o leite materno é formado  por anticorpos, enzimas, substâncias anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Além disso, nos primeiros seis dias depois do parto a mãe produz o chamado   colostro, um leite com maior quantidade de proteínas e menor teor de gordura.   Esse leite possui uma alta concentração de imunoglobulinas, que são anticorpos super   importantes para a imunidade da criança.  Por esse motivo, o colostro é conhecido   como a primeira vacina do bebê.

Sendo assim, ele fornecerá todos os   nutrientes e líquidos de que ele precisa nos primeiros dias, assim como diversas   substâncias para protegê-lo contra infecções

Depois desse período, a mãe começará a produzir o chamado leite de transição, que apresenta maior quantidade de gordura e menor de proteínas.

Na sequência, o leite materno completa o seu ciclo de desenvolvimento e se mantém igual, combinando não só gorduras, proteínas e carboidratos, como também vitaminas e  sais minerais e, claro, água. Assim, o bebê não precisa de mais nada até os seis meses.

Além dos benefícios para a saúde, a amamentação é importante porque reforça os laços entre o bebê e  a mãe.

Dessa forma, ele se sente mais protegido e amado, o que contribui com o seu desenvolvimento   como um todo e também com a sua autoestima.

Outros benefícios do aleitamento  materno para o bebê são: Redução em até dezesseis por cento da mortalidade neonatal,  quando o bebê é amamentado desde o primeiro dia de vida, podendo essa taxa aumentar para até vinte e dois por cento,   se o aleitamento materno começar logo na primeira hora após o parto.

Redução em até treze por cento da chance de falecimento até os cinco anos de idade por conta de causas evitáveis

Diminuição do risco de uma série de problemas futuros, entre eles,   hipertensão, colesterol alto, alergias, diabetes, obesidade, infecções respiratórias e diarreia. Melhor desenvolvimento da cavidade bucal.

E melhor desenvolvimento cognitivo. E a mamãe também tem só a ganhar com a amamentação. Os principais   benefícios para ela são: O útero volta ao tamanho   de antes da gestação com mais rapidez. A produção de leite promove uma maior queima de calorias, contribuindo com a perda de peso. Prevenção de anemia pós-parto.

Redução das chances de câncer de mama e nos ovários,   assim como de diabetes e doenças cardíacas. E diminuição do risco de desenvolver osteoporose. O aleitamento materno funciona ainda como um método contraceptivo durante   os seis meses após o parto. Mas para isso, a mulher não deve ter menstruado ainda, o que costuma acontecer quando ela amamenta durante todo esse período.

 A mãe também sente que os laços afetivos com o recém-nascido são fortalecidos

Amamentar o seu bebê traz muitos benefícios para ambos. A amamentação fornece ao bebê nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento, enquanto para as mães ela promove laços ainda mais fortes entre elas e seus bebês.

Benefícios para o Bebê

A amamentação oferece ao bebê nutrientes essenciais. O leite materno contém proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e sais que são necessários para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O leite materno também contém anticorpos que ajudam o bebê a se defender contra infecções e doenças. Além disso, a amamentação contribui para o desenvolvimento saudável da boca, dentes e maxilar do bebê.

Benefícios para a Mãe

A amamentação tem muitos benefícios para as mães também. A amamentação pode ajudar as mães a retornar à forma mais rapidamente após o parto, pois ela pode queimar até 500 calorias por dia e ajuda o útero a retornar ao seu tamanho original.

Além disso, a amamentação pode ajudar as mães a se sentirem menos estressadas, ansiosas e deprimidas, pois libera oxitocina, um hormônio que ajuda a promover sentimentos de afeto e bem-estar.

Em suma, a amamentação é extremamente benéfica para mães e filhos. Fornece ao bebê nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento, além de ajudar a mãe a retornar à forma mais rapidamente, reduzir o estresse, melhorar o bem-estar e até mesmo reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Portanto, a amamentação é uma prática que deve ser incentivada, para que mães e filhos possam aproveitar todos esses benefícios.